Skip to main content

2% a 5% dos autistas podem ter a síndrome, causa hereditária mais comum de deficiência intelectual

Hoje, 22.jul.2022, é o Dia Mundial da Síndrome do X Frágil. Nesta data em que o mundo todo dá espaço para falarmos sobre a síndrome do X Frágil (SXF), vale destacar a reportagem de capa da Revista Autismo nº 17 (jun/jul/ago.2022), com a chamada “Síndrome do X Frágil, ainda desconhecida, merece atenção“. Vale ressaltar que de 2% a 5% dos autistas podem ter a síndrome, que é a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual no mundo.

Nossa reportagem falou com diversos especialistas e também com a mãe Sabrina Muggiati, idealizadora do programa “Eu Digo X”, do Instituto Buko Kaesemodel (IBK), que realiza a análise de rastreabilidade de famílias de indivíduos com SXF – referência no Brasil sobre o tema.

A reportagem completa está online aqui no Canal Autismo, em canalautismo.com.br/noticia/sindrome-do-x-fragil-ainda-desconhecida-merece-atencao/, ou na versão digital da Revista Autismo nº 17. Para obter a versão impressa da revista você pode assinar e receber em casa pagando somente o frete (neste link).

Eu Digo X

Veja a seguir a postagem do programa Eu Digo X, no Instagram a respeito da data de hoje com um vídeo unindo-se à iniciativa Global FRAXA Research Foundation, inclusive com diversos pontos da cidade de Curitiba (PR) iluminados de azul pela conscientização da SXF.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/hoje-e-o-dia-mundial-da-sindrome-do-x-fragil-22-de-julho/

Leave a Reply

This site is registered on wpml.org as a development site.